Powered By Blogger

Mais uma das fontes de informacao que, como tudo no mundo da computacao, nao sao 100% confiaveis, mas sao exaustivamente compiladas.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Primeiro Processador Programável Universal QUÂNTICO


É, foi exatamente assim que a notícia me chamou a atenção. Físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (National institute of Standards and Technology) demonstraram que o primeio processador programável de informações quânticas é capaz de rodar qualquer programa que se utilize das leis da mecânica quântica utilizando-se dos bits quânticos.

Esse processador é um importante passo na construção de um computador quântico, que teoricamente poderia resolver alguns probleminhas que hoje não temos como resolver.

Outro fato importante dessa notícia é que essa é a primeira vez que algum grupo de pesquisa foi além de demonstrar algumas tarefas individuais que um processador quântico seria capaz de fazer. Eles realmente rodaram código no processador, mais especificamente 160 rotinas a partir 15 valores iniciais e seqüências de operações para rodar qualquer programa, sendo que essas 160 rotinas foram projetadas de tal maneira que representassem boa parte do que é possível de fazer com bits quânticos (visto que temos infinitos programas quânticos) e para deixar o sistema mais confiável (ou seja, tentar garantir que não esteja enviesado para uma rotina ou outra) eles utilizaram um gerador de números aleatórios para escolher as rotinas que seriam executadas (jogaram um dado de 160 faces virtual =P).

Agora só falta uns barramentos quânticos, memória quântica grande, entre outros dispositivos pra montar o computador quântico, e aí quem sabe, os netos dos nossos netos vão ter computadores pessoais quânticos...

3 comentários:

  1. Vamos torcer pra eles demorarem muito! Se eles realmente conseguirem montar esses bichinhos nossos sistemas de criptografia atuais vão pro espaço! =DDDDDD
    E com eles todos os sistemas bancarios, financeiros e de segurança máxima! Vê que divertido! huahuahuahuahuhuahua

    ResponderExcluir
  2. Os sistemas de criptografia ainda vão durar um pouco, pois eu suspeito que esses sistemas vão custar mais de 100 reais no MercadoLivre.

    Porém, se o Google puser as mãos neles nos próximos 10 anos, eles vão se confirmar como a primeira MegaCorp fora dos livros de histórias cyberpunks!

    PS.: Pesquisa aplicada em criptografia (leia-se ir além de teoria e testar as porcarias) está bastante estagnada... Quem sabe o medo alavanque as coisas em criptografia quântica (inquebrável mesmo pelo computador quântico)?

    ResponderExcluir
  3. Pequeno momento nerd: em um dos jogos de RPG de cenário cyberpunk, um cientista desenvolve um algoritmo capaz de quebrar qualquer criptografia em questão de segundos. O paper vai a público e todo mundo começa a fazer programas com o algoritmo. O que o povo faz? Começam a contratar hackers 24/7/365 para ficar monitorando o sistema o tempo todo e detectar quaisquer atividades suspeitas. O problema, eu concordo, é que se a criptografia for quebrada, toda a idéia de computação em nuvens vai pro espaço, porque apenas idiotas deixariam arquivos importantes em locais remotos ao invés de um HD portátil ou pen drive sem conexão direta com a internet.

    ResponderExcluir