Powered By Blogger

Mais uma das fontes de informacao que, como tudo no mundo da computacao, nao sao 100% confiaveis, mas sao exaustivamente compiladas.

terça-feira, 29 de março de 2011

Chávez receberá um prêmio por sua "contribuição" à liberdade de expressão

Isso seria hilário se não fosse triste.
Mas é verdade, a reitora de uma universidade DE JORNALISMO da Argentina decidiu que Chávez era merecedor desse prêmio por "sua contribuição à comunicação popular", segundo a reitora.
O nome do prêmio chamado Rodolfo Walsh, nome de um jornalista argentino desaparecido durante a ditadura argentina, está sendo entregue pela segunda vez.
A primeira foi dada a ...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
Evo Morales

Sério, Rodolfo Walsh foi assassinado pela terceira vez já...
E eu acredito que no ano que vem, se ainda estiver no poder, o próximo a receber será o Kadaffi

4 comentários:

  1. É impressionante como é consenso geral que Chávez é tido como ditador.
    Quer dizer que a pessoa é eleita, por maioria popular, e ainda é tido como ditador?

    E por que? Porque a gente vê em jornalzinho por aqui. Chávez pode até ter menos noção do que o usual pra um chefe de estado devido a algumas de suas declarações, mas ele entende o que é democracia e liberdade de expressão, e de uma maneira geral, a respeita. Entenda uma coisa: a Venezuela é tão democrática como qualquer outro país!

    Sobre a contribuição à comunicação popular, o prêmio me parece bastante justo, já que na Venezuela houve ampla difusão de emissoras de rádio e TV comunitárias e regionais. Quem reclama da regulação da imprensa de lá, são os grandes meios, de domínio de grupos oligárquicos. Que por sinal, apoiou amplamente o golpe de Estado realizado na Venezuela em 2002 e que foi muito mal publicado pela nossa imprensa daqui. Aliás, creio fortemente inclusive que você nem sabia que houve golpe militar na Venezuela em 2002. Mas ele recuperou o poder dois dias depois, por causa de revoltas populares que ganharam o baixo escalão do Exército (o alto escalão tinha apoiado o golpe).

    E isto não é discurso de esquerdinha não. Você pode meter o pau em Fidel Castro, na China, que eu concordo. Mas da Venezuela (nem da Bolívia) não se pode falar nada. A diferença de Chávez e Evo Morales é que eles não tem o discurso alinhado com outras agendas.

    Pode ver o documentário "The Revolution Will Not Be Televised" e ver os absurdos que uma imprensa pode inventar em favor de interesses próprios.

    ResponderExcluir
  2. Victor, alguém que manda fechar jornal porque não gosta que falem mal dele, pra mim é ditador. Ou no mínimo é contra a liberdade de expressão, o que claramente vai contra o espírito de ganhar um prêmio desses.

    ResponderExcluir
  3. E sim, eu sei que houve um golpe de Estado contra ele em 2002. E levando em conta que ele tentou a mesma coisa em 1992 (e foi preso por isso), eu acho uma pena que ele não se viu sem poder só porque ele era populista.

    Mas a verdade é que, mais de 10 anos depois dele no poder, mesmo com grandes reservas de petróleo, que ele continua vendendo aos EUA (de quem ele adora falar mal), a Venezuela está mais pobre do que quando ele chegou ao poder.


    PS: E sim, alguém que sai alterando a Constituição o tempo todo para se dar mais e mais poder, para mim é um tirano. Lula adorava falar mal de FHC porque as medidas provisórias podem ser vistas como uma ferramenta ditatorial (e eu concordo plenamente com isso), mas ao chegar ao poder, ele passou a usá-las também...

    ResponderExcluir
  4. http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/03/29/chavez-recebe-premio-de-jornalismo-de-universidade-argentina-924118782.asp
    (link com fotos do prêmio)

    Dois pontos rápidos:
    1 - Alguma característica útil ele tem, ou não teria sido eleito pela classe média quase inexistente em 2000.
    2 - Ele merece um prêmio de liberdade de imprensa? Não. Todavia, que político merece? Os únicos que não manipularam comunicação em massa na história brasileira foram FHC e Lula, e isso durante seus primeiros mandatos!

    Vou rever Além do Cidadão Kane e esquecer disso.

    ResponderExcluir